Responsabilidade social
Tornaram-se mais intensas também as relações sociais peculiares ao sistema social capitalista.
Quando se coloca em discussão a denominada questão social, dois elementos surgem em destaque: o trabalho e o capital. A resposta a ser dada ao conflito, entre esses dois pólos, vai depender da maior ou menor importância que se atribui a um ou outro desses elementos. Para entender melhor essa problemática, considera-se, de início, o trabalho humano, destacando as relações sociais que se desenvolvem no sistema produtivo. Focaliza-se, então, o núcleo da questão social, a exploração do trabalho pelo capital, com todas as suas consequências para a vida do trabalhador.
O Serviço Social profissional teve suas origens no contexto do desenvolvimento capitalista e do agravamento da questão social.
O Capitalismo apresenta três vertentes as quais são: * 1ª - é uma síntese de espírito empreendedor e racional; * 2ª - situa- o como uma forma de organização da produção que se move entre o mercado e o lucro; * 3ª- a essência do capitalismo deixa de ser buscada na natureza das transações monetárias. Segundo Marx o modo de produção capitalista definia, assim, uma forma especifica e peculiar de relações sociais entre os homens, e ente estes e as focas produtivas, relações mediatizadas pela posse privada dos méis de produção. Definia também, como consequência, uma nova estrutura social, pois a concentração da propriedade dos meios de produção nas mãos de uma classe que representava apenas uma minoria da sociedade determinava o aparecimento de outra classe, constituída por aqueles que nada tinham, a não ser sua própria força de trabalho. Nesse contexto, e aqui acentua a ênfase dessa terceira vertente, a sua marca peculiar, o