Lei De Hooke Relat Rio F Sica
LONDRINA
2014
Lei de Hooke – Coeficiente de Elasticidade
Relatório apresentado como requisito parcial à nota do 3º bimestre de 2014, na disciplina de Física.
Profª. Dra. Marilene Turini
Turma 2022
Londrina
2014
OBJETIVOS
Entender os conceitos envolvidos na elasticidade dos materiais, tais como elongação, constante elástica e força restauradora; elaborar tabelas e gráficos com os dados experimentais obtidos; e testar experimentalmente a validade da Lei de Hooke em molas helicoidais.
RESUMO
Foi realizado um experimento sobre a aplicação da Lei de Hooke em uma mola helicoidal suave e em uma mola helicoidal mais rígida, utilizando-se 10 arruelas que foram pesadas e acopladas sequencialmente a um suporte de massas com o intuito de causar a elongação das molas. Seguindo o procedimento experimental, foram sendo anotadas as elongações sofridas por cada mola. Em seguida, foi calculada a força restauradora, sabendo-se que a força deformadora em cada uma das molas foi a força gravitacional das arruelas. Verificou-se também que a mola mais rígida sofreu uma elongação menor do que a suave, mesmo sujeita à mesma força deformadora. Foram construídos gráficos da força deformadora em função da elongação das molas, onde a constante elástica de cada mola pôde ser obtida através dos parâmetros e ajuste linear dos dados. Chegou-se então à conclusão de que a mola mais rígida tinha uma constante elástica maior do que a outra. No fim, a experiência mostrou a validade da Lei de Hooke em molas helicoidais.
INTRODUÇÃO
O cientista inglês Robert Hooke (1635-1703) foi o precursor do estudo da elasticidade dos corpos. Utilizando-se da física experimental para verificar as deformações que ocorrem nos corpos, conseguiu formular uma relação que é utilizada até os dias de hoje, conhecida como a Lei de Hooke. Ela relaciona a força restauradora exercida pelas molas e a deformação sofrida por estas. A força