anlise
Disciplina: Gestão em Educação Escolar
Professor Presencial: Janilda Lessa Silveira
Professor a Distância: Marco Antônio Alves Meira
Data: 11/10/2014 Polo: Jequié Turma: Única
Aluno (a):
Produção textual
Analogia entre os versos do poema
“Tecendo a manhã”
Muito se tem falado, discutido e refletido sobre a gestão democrática do ensino para a descentralização do poder, ou seja, tirar o poder de decisão das mãos do diretor (a), e passar para todos os membros da comunidade escolar, pois para que aconteça uma educação de qualidade e democrática é necessário a participação de todos os sujeitos.
E o poema “Tecendo a manhã” de João Cabral de Melo Neto traz em seus versos da primeira estrofe, justamente a questão de que uma pessoa sozinha muitas vezes não consegue alcançar um objetivo, mas se outras pessoas o ajudarem será mais fácil, ou seja, uma andorinha só não faz verão, pois ninguém consegue viver sozinho, precisamos das relações interpessoais para viver.
No poema o homem é substituído pelo galo, e o canto do galo é como se fosse a nossa voz, que juntamente com outras vozes podemos modificar uma realidade, juntos podemos buscar soluções para os problemas existentes na escola.
Nesse sentido, a escola deve ser vista como um lugar de construção e reconstrução de conhecimentos, onde aprendemos uns com os outros. Dessa forma, o Projeto Político Pedagógico de uma Instituição de Ensino na perspectiva de uma educação de qualidade e democrática, deve envolver todas as pessoas que compõem a comunidade escolar: funcionários, estudantes, professores, pais, equipe de direção e comunidade.