ANLISE DIMENSIONAL
1. INTRODUÇÃO
A análise dimensional tem várias aplicações em Ciências Exatas. Dentre as principais, podemos destacar:
Previsão das unidades de medida de uma grandeza física;
Mudanças de unidades de medida das grandezas;
Previsão de equações físicas;
Verificação da correção das equações físicas (homogeneidade).
Em situações específicas, quando os cálculos envolvidos não são possíveis de serem feitos, a análise dimensional pode ajudar na solução do problema.
Antes de chegarmos a este assunto propriamente dito, devemos antes fazer algumas definições.
2. GRANDEZAS FÍSICAS
Vamos passar a conceituação de uma grandeza física e sua medição.
GRANDEZA FÍSICA: É toda grandeza que possa ser medida, ou seja, atribuir um valor numérico. Exemplo: Força, Massa, Tempo.
MEDIÇÃO DE UMA GRANDEZA FÍSICA: É quando comparamos a grandeza em questão com um padrão (não necessariamente uma grandeza de mesma natureza) para atribuir um valor numérico. Exemplo: medindo a temperatura com um termômetro de mercúrio, o valor da mesma é dado pela altura da coluna de mercúrio no tubo do termômetro.
MEDIÇÕES DIRETAS: São as medidas feitas diretamente da leitura de um instrumento. Exemplo: medição de um comprimento com uma régua, do tempo com um cronômetro.
MEDIÇÕES INDIRETAS: São as medidas obtidas da combinação de duas ou mais medições diretas de outras grandezas. Exemplos: densidade dos corpos (precisamos medir a massa e o volume do corpo), constante elástica de uma mola (necessitamos da medida da força e da distensão da mola).
Grandezas Escalares e Vetoriais
Dentre as grandezas físicas, podemos distinguir dois tipos fundamentais: as escalares e as vetoriais.
Uma grandeza física escalar é aquela que precisa apenas de um número (escalar) e sua unidade de medida para que a idéia que ela representa seja entendida. Por exemplo, quando falamos “uma massa de 30 quilogramas”, “a duração da aula é de 50 minutos”, imediatamente temos a idéia por trás de tais