animais selvagens
Chamamos de animais selvagens a todos os animais não domesticados, que idealmente habitam os seus habitats naturais sem interferência humana. Contudo, e uma vez que restam poucos espaços no planeta ainda não ocupados pela civilização humana, muitos animais selvagens vivem na proximidade dos seres humanos, com consequências negativas e positivas.
Negativas, pela ocupação dos habitats, destruição florestal, poluição, caça furtiva e alteração dos ecossistemas, positiva pelas reservas protegidas, santuários e projetos de conservação levados a cabo para proteger os animais, sobretudo animais em risco de extinção.
15 Grandes Felinos Que Precisa Conhecer (e Proteger)
Escrito por Carlos Gandra
Chamamos de grande felino a todos os felinos que são portanto “grandes”, mas não se trata de qualquer classificação biológica.
Exceto o tamanho e o rugido (em alguns), muitas características são partilhadas por exemplo, entre os tigres nas florestas e os nossos gatos em casa.
O termo grande felino é assim alvo de alguma subjetividade:
Alguns felinos são naturalmente incluídos no “grupo” dos grandes felinos: leões, tigres, jaguares ou leopardos não nos deixam quaisquer dúvidas.
Depois, podemos incluir de forma mais abrangente outros tipos de felinos como chitas, pumas e linces, embora nem sempre seja consensual, uma vez que são mais pequenos que os primeiros – podemos até considerá-los felinos de tamanho médio, se quisermos ser mais rigorosos.
Para esta lista, decidi reunir espécies de felinos que têm pelo menos o dobro do tamanho dos gatos domésticos e dar-lhe a conhecer alguns factos, curiosidades, fotos e outras informações sobre estes animais que são, enfim, qualquer coisa de fantástico.
Para conhecer, apreciar e proteger.