Animal selvagem
Negativas, pela ocupação dos habitats, destruição florestal, poluição, caça furtiva e alteração dos ecossistemas, positiva pelas reservas protegidas, santuários e projetos de conservação levados a cabo para proteger os animais, sobretudo animais em risco de extinção.
A investigação sobre estes animais, que chegam aos dois metros de comprimento, está a ser feita por Rafael Reyna-Hurtado, ecologista e exploradora da National Geographic, que permanece no Parque Nacional de Kibale, no Uganda, a estudar os seus hábitos.
"É uma espécie extraordinária e, mesmo sendo animais relativamente grandes, poucas pessoas os viram", afirma à National Geographic a cientista, que trabalha também para o El Colegio de la Frontera Sur (ECOSUR), no México.
Existem no mundo 18 espécies de suínos selvagens. E ainda que muitas vivam em parques nacionais - pelo que se encontram relativamente protegidas - estes animais têm sido crescentemente vítimas de caçadores. Nos últimos 30 anos, as populações na África oriental têm vindo a decrescer a um ritmo alarmante, alerta a Reyna-Hurtado.
Bentley (nasc. no Reino Unido, em 2006) é um cão da raça border collie que ganhou notoriedade por ser muito medroso, chegando a ganhar a alcunha de O cão mais medroso do Reino Unido.1
O pânico de Bentley é de tal ordem, que ele se esconde atrás do sofá quando é deixado sozinho, tem pavor de gato (só de ouvir o miado de um gato na televisão, Bentley corre para trás do sofá) e não sai para passear de noite, pois tem medo do escuro. Para não roer as unhas, ele tem que usar luvas especiais nas patinhas.2 Seus donos já não sabiam o que fazer e entregaram-no à