anhanguera e kroton
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ALINE
GEDENILSON
NATÁLIA
MAYRA
PAULO
TATIELY
CONTABILIDADE AVANÇADA I
LIMEIRA, 2015.
ALINE
GEDENILSON
NATÁLIA
MAYRA
PAULO
TATIELY
CONTABILIDADE AVANÇADA I
ANHANGUERA E KROTON – INCORPORAÇÃO, FUSÃO OU AQUISIÇÃO?
LIMEIRA, 2015
ANHANGUERA E KROTON – INCORPORAÇÃO, FUSÃO OU AQUISIÇÃO?
No dia 03 de Julho de 2014, foi anunciada pelo presidente da Kroton Rodrigo Galino a aprovação da Fusão entre as duas empresas de educação Kroton e Anhanguera. Esse acordo já havia selado em maio, porém era necessária a aprovação dos órgãos reguladores e dos acionistas das duas empresas. Após 438 dias esperando uma decisão, nasceu então a maior empresa de educação no mundo.
A aprovação partiu do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que condicionou aval à operação anunciada em abril do ano passado ao cumprimento de obrigações que não terão impacto relevante no grupo combinado, disseram executivos de ambas as empresas.
Apesar de o negócio envolver a união das duas maiores empresas de capital aberto do setor de educação do país, o presidente da Kroton, Rodrigo Galindo, afirmou que os remédios aprovados pelo Cade para autorizar a fusão terão impacto de apenas 5 a 6 por cento na receita líquida do grupo combinado.
Além disso, as restrições não terão impacto na previsão de sinergias de 300 milhões de reais, que seguem mantidas, disse Galindo.
A fusão dos dois grupos acelerou uma onda de consolidação no setor de ensino brasileiro, que tem recebido fortes incentivos governamentais nos últimos anos na forma de programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Apesar desse posicionamento, os remédios aplicados pelo Cade ficaram concentrados sobre as operações de ensino a distância de ambos os grupos. Sobre esta área, ficou definido que os grupos terão que atingir um nível combinado de 80 por cento de professores com mestrado e doutorado.
Segundo a relatora do caso no Cade, Ana Frazão,