ANÁLISE SETORIAL - CONSUMO CÍCLICO / DIVERSOS / SERVIÇOS EDUCACIONAIS
O objetivo do trabalho é apresentar uma análise do setor da educação na Bolsa de Valores, com ênfase à Instituição de ensino Anhanguera, a primeira a ser uma S.A., empresa de capital aberto, entre as empresas do segmento de educação.
Fala sobre seu espaço no mercado em geral, bem como no mercado de capitais, estrutura, sustentabilidade, resultados, índices de liquidez, de atividade, de endividamento, de lucratividade e seu crescimento após seu ingresso na Bolsa de Valores, mostrando um crescimento promissor a quem tem por objetivo investimentos em ações.
2 ANÁLISE DO SETOR EDUCACIONAL
O Capital Intelectual é o fator agregador da força inovadora de uma empresa, sendo a soma do conhecimento de todos que proporcionam a vantagem competitiva da empresa. Em geral, o Capital Intelectual é chamado de ativo intangível, ou seja, não é possível medi-lo, e contabilmente, a depreciação não é aceita, nem investimentos neste tipo de ativo. Porém, o mundo atravessa as fronteiras de uma nova era, e a riqueza que já foi considerada como fruto de extensões territoriais, como fruto da força de trabalho e como fruto dos investimentos financeiros, está migrando agora numa nova direção, a direção do conhecimento. O conhecimento e a informação - incluindo-se aí a notícia, a opinião, a diversão, a comunicação e o serviço - tornaram-se as matérias primas básicas e os produtos mais importantes da economia do conhecimento. Por analogia, se durante a era agrícola, a terra era o principal ativo, durante a era industrial o capital financeiro era o principal ativo, durante a era do conhecimento o capital intelectual será o principal ativo. Evidentemente as receitas, os lucros e os rendimentos não podem ser desprezados, eles constituem a medida efetiva do sucesso de uma empresa. Porém, eles não representam mais os únicos parâmetros de aferição do sucesso, passam a fazer parte deste quadro o Capital Intelectual, e