Angola No Periodo Do Pos Guerra
Neste trabalho, faço uma pequena abordagem sobre as principais mudanças ocorridas na sociedade angolana, mudanças pôs independência de Novembro de 1975, guerra civil do pôs independência e o fraccionismo, no qual as paginas seguintes vão debruçar com mais ênfase sobre os temas expostos.
AS PRINCIPAIS MUDANÇAS OCORRIDAS NA SOCIEDADE ANGOLANA
Angola viveu cinco séculos sobre o domínio colonial português. O processo de descolonização de Africa Britanica, Francesa e Belga, durante os últimos cinquenta anos e os primeiros da década de sessenta levou a eclosão de rebeliões em Angola em 1961, Guine-Bissau em 1963 e Moçambique em 1964.
Para Angola o 25 de de 1974 derruba o regime colonial português e encerra definitivamente o ciclo colonial. A 11 de Novembro de 1975 é proclamda a independência de Angola. A partir desta data começa uma nova era com as aspirações socialistas, implementou-se a ditadura do prolectariado e com ela, surgiram as nacionalizações de algumas fabricas, fazendas, etc.
Ocorreram transformações profundas no sistema politico, económico e social que conduziram pela primeira vez em Angola a uma verdadeira democracia, com a realização da primeiras eleições livres e justas em todo território nacional.
Esta mudança que ocorreu em Angola como qualquer outra sociedade é um fenómeno colectivo, pois, as alterações a nível mundial ou em pequenos grupos por mais profundas que sejam, provocam modificações nessa pessoa ou no grupo, mas, podem não afectar a estrutura da organização da sociedade.
Logo, os acontecimentos do passado de uma sociedade, determina a conduta de um povo constituindo circunstâncias favoráveis a mudança.
Nos últimos anos da década de cinquenta verificou-se o declinar do poder colonial em Africa, tendo o primeiro grande triunfo dos povos africanos alcançado com a independecia do Gana do Kwame Nkrumah em 1957. Dando-se o inicio do processo de descolonização de Africa em quase todo continente culminando com a