anfetaminas
Definição:A anfetamina é uma droga sintética de efeito estimulante da atividade mental. A denominação “anfetaminas” é atribuída a todo um grupo de substância como: fenproporex, metanfetamina e dietilpropiona, Todas estas são comercializadas sob forma de medicamento. Os usos clínicos mais comuns são como moderador de apetite e notratamento de pacientes com transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade.
Um outro tipo de anfetamina bem conhecido, porém de uso ilícito, logo, não encontrado em farmácias, é a metilenodioximetanfetamina (MDMA),conhecida por êxtase
As anfetaminas também conhecida como “Rebite” pelos motoristas que precisam dirigir várias horas seguidas sem descansar, sendo ingeridas, neste caso peloseu efeito de inibição do sono.já entre os estudantes, é conhecida por “bola” e é também utilizada para inibição do sono para passar a noite estudando.
Efeitos no organismo: A pessoa sob o efeito de anfetamina tem insônia, perde o apetite, fica eufórico e com uma fala acelerada. Além disso, apresenta irritabilidade prejuízo do julgamento, suor, calafrios, dilatação das pupilas e convulsões
A circulação sanguínea é prejudicada pela contração das artérias, outro efeito da substância, reduzindo oxigenação e transporte de nutrientes importantes. A pressão arterial é elevada e há aumento de batimentos cardíacos (taquicardia),podendo gerar infarto agudo do miocárdio ou arritmias cardíacas, sendo ambos potencialmente letais.
Consumo no Brasil: O consumo no Brasil dessas drogas chega ser alarmante, tanto que até a Organização das Nações Unidas vem alertando o Governo brasileiro a respeito. Por exemplo, entre estudante brasileiro do ensino fundamental e médio das dez maiores capital do País, 4,4% revelaram já ter experimentado pelo menos uma vez na vida uma droga tipo anfetamina. O uso frequente (6 ou mais vezes no mês)foi relatado por 0,7% dos estudantes, sendo mais comum entre as meninas.