trabalho
A. Tendo como referência o texto de Jorge Larossa experiência que o autor desenvolve no texto, analise um dos projetos de ensino do Prof. Aurovaldo Jorge Vidal, na entrevista recolhida por Edgar Kiyoshi Suzuki.
Na entrevista, com o professor Aurovaldo Jorge Vidal, é mostrado o conhecimento do professor e alguns relatos como experiências. Segundo o texto de Jorge Larossa Notas sobre o saber e o saber da experiência, a experiência não é o que se passa, o que acontece ou o que toca, mas sim o que nos passa , o que nos acontece e o que nos toca.
Em um primeiro momento, o Prof. Vidal conta que sua maior experiência foi em escolas publicas de São Paulo, porém esta “experiência” pode não ser a mesma do texto de Larossa. O professor fala dessa experiência como sendo o tempo, o quanto ele frequentou e lecionou em escolas publicas, ou seja, o trabalho. Fazendo deste a sua ideia de experiência.
Segundo Larossa é bem comum, no campo educacional, confundirem experiência com o trabalho. Há uma passagem no texto de Larossa que mostra tal confusão, “(...) às vezes se confunde experiência com trabalho. Existe um clichê segundo o qual nos livros e nos centros de ensino se aprende a teoria, o saber que vem dos livros e das palavras, e no trabalho se adquire a experiência, o saber que vem do fazer ou da pratica (...)”.
Em um segundo momento o professor conta alguns fatos que o marcaram, como: as atitudes dele e dos alunos e algumas formas de atividades para fazer uma aula diferente das outras, deixando os alunos mais interessados com o conteúdo. Da maneira que é apresentado estes fatos, mostra que esta é a experiência dele como professor, de acordo com o que é apresentada no texto de Larossa, a experiência que nos toca, que nos passa e nos acontece.
Um dos fatos que o professor conta, é sobre um grupo de alunos que não se interessavam pela sua matéria (educação artística), então ele perguntou sobre o que