Anf Bios
Classe Amphibia
Os primeiros anfíbios surgiram no Período
Devoniano, na Era Paleozóica, há cerca de
350-400 milhões de anos atrás. Eles apresentam a pele permeável e grande parte das espécies possui uma fase larval aquática
(o girino). Por isso, a maioria das espécies está restrita à ambientes aquáticos e úmidos. São mais de 6.771 espécies de anfíbios conhecidas no mundo e ainda existem muitas para serem descritas.
Características gerais
Quando jovens, a maioria das espécies de
anfíbios vivem exclusivamente em ambiente aquático, e sua estrutura corpórea é semelhante a de um alevino, realizando respiração branquial. A fase jovem, também conhecida como larval, é determinada do nascimento até a metamorfose do anfíbio, que lhe permitirá sair do ambiente aquático e fazer parte do ambiente terrestre. As larvas possuem cauda e até mesmo linha lateral como os peixes.
Já adultos, a dependência da água dos anfíbios
jovens é superada parcialmente, e após a metamorfose, a maioria das espécies, pode deixar a água e viver em habitat terrestre. Apesar de pulmonados, os representantes dessa classe possuem uma superfície alveolar muito pequena, incapaz de suprir toda a demanda gasosa do animal. Portanto, como complemento à respiração pulmonar, os anfíbios realizam a respiração cutânea (trocas de gases através da pele), e para tanto possuem a pele bastante vascularizada e sempre umedecida.
Alimentação dos anfíbios
Os anfíbos são carnívoros podem alimentar-se de insetos,
minhocas e outros invertebrados ou até mesmo de pequenos vertebrados, como camundongos. Seu sistema digestório se inicia com uma boca geralmente bem larga.no maxilar superior podem existir pequenos dentes que ajudam a agarrar a presa.
A língua, em geral, está fixada na parte da frente da boca e pode ser rapidamente progetada para fora,capturando, por exemplo,insetos que estejam voando ou caminhando nas proximidades. Depois da boca, vem a faringe, que se comunica com um esôfago curto e