Atividadeestruturadamatematicafinanceira
2406 palavras
10 páginas
FACULDADE ESTÁCIO ATUALCURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADE ESTRUTURADA
BOA VISTA - RR
2014.2
JANE LOPES DA COSTA
Atividade
estruturada
apresentada ao 3º semestre do curso de bacharelado em
Administração da faculdade
Estácio Atual, para disciplina de Matemática Financeira ministrada pelo
Antônio Marques.
BOA VISTA - RR
2014.2
professor
ORIGEM DA MOEDA
Sempre que o homem desejasse algo, ele tinha somente duas opções para obtê-lo: ou ele roubava ou trocava por outro objeto. Esse sistema de troca também denominado de escambo, apresentava algumas divergências, pois era difícil haver acordo entre a vontade do vendedor e do comprador.
A moeda surgiu então como consequência desse processo, “troca de bens e serviços”, para que houvesse uma organização no padrão no comercio de produtos, além de substituir a troca de mercadorias. No primeiro século as moedas tinham um valor real, representavam fielmente seus valores de acordo com o metal que era usado na fabricação, por exemplo: o ouro tinha um valor mais alto que o cobre. Após certo tempo os valores passaram a ser nominais como tem sido até hoje.
“A necessidade de guardar as moedas em segurança deu surgimento aos bancos. Os negociantes de ouro e prata, por terem cofres e guardas a seu serviço, passaram a aceitar a responsabilidade de cuidar do dinheiro de seus clientes e a dar recibos escritos das quantias guardadas. Esses recibos passaram, com o tempo, a servir como meio de pagamento por seus possuidores, por serem mais seguros de portar do que o dinheiro vivo.
Assim surgiram as primeiras cédulas de "papel moeda", ou cédulas de banco, ao mesmo tempo em que a guarda dos valores em espécie dava origem a instituições bancárias”. (fonte: ORIGEM DA MOEDA, disponível em http:// www.casadamoeda.gov.br). Os
primeiros
bancos
reconhecidos
oficialmente
surgiram,
respectivamente, na Suécia, em 1656; na Inglaterra, em 1694; na França, em
1700 e no Brasil, em 1808 e a palavra "bank" veio da italiana