Trabalho
Psicólogo é uma profissão nova no Brasil, habilitado apenas para graduados na área. Onde se trata de uma ciência que fala sobre a subjetividade e manifestações comportamentais de cada ser humano. Com um conjunto de técnicas e conhecimentos teóricos, é feito uma análise para compreender a particularidade de cada um. Não há adivinhações para um psicólogo, para que ele possa ajudar o paciente a compreender as situações implícitas, a pessoa precisa contar sua história, expor seu ponto de vista, para que assim ele possa dar um diagnóstico.
Todos precisam de pessoas para o ajudarem e apoiarem quando necessário, o que diferencia um psicólogo de um amigo, é o conhecimento cientifico e intervenção do problema usados pelos psicólogos, que atua especificamente no problema, proporcionando a solução. A psicologia pode ser atuada em várias áreas promovendo a saúde. Desde creches até presídios, empresas, clinicas, centros de saúde e outros. A psicologia vem expandindo seus conhecimentos em outros campos, como o da aprendizagem, o dos condicionamentos, o da relação entre os comportamentos e as relações sociais, ou entre os comportamentos e o meio ambiente, o do mundo afetivo.
Pelo o qual o mundo afetivo é complementar na subjetividade de cada um. Não somos feitos apenas de razões, a vida afetiva é onde se expressam emoções e sentimentos, são os afetos que determinam nossos comportamentos. As emoções são passageiras, geralmente acompanhadas de reações intensas e breves do organismo, sendo o tremor, o coração acelerado, o choro, o riso, expressões faciais entre outras reações que ocorrem no organismo. São muitas as emoções, a ira, a saudade, nojo, alegria, atração física e diversas outras. Já o sentimento é algo “firme”, duradouro, não vem acompanhadas de reações orgânicas, como o amor. A vida afetiva é fundamental para alimentar nosso psíquico, através da afetividade é que temos emoções, sonhos, imaginação,