O que um anf bio
Os anfíbios são animais vertebrados que, ao contrário dos répteis, possuem o corpo sem escamas. Por esse motivo é que a maioria deles apresenta pele lisa, fina e úmida. Outra característica desses animais é que a temperatura do corpo deles varia conforme a temperatura do ambiente em que estão. Mas, a característica mais marcante dos seres vivos da classe é o seu ciclo de vida dividido em duas fases: uma aquática e outra terrestre, apesar de haver exceções.
Anfíbios vivem geralmente em ambientes úmidos, próximos à água, como a de lagos e represas. Alguns podem ser vistos também no interior das matas. Eles se alimentam de pequenos animais, como moscas, aranhas, minhocas e até mesmo de outros anfíbios, ou pequenos mamíferos.
Estado atual das populações de anfíbios
Com os dados recolhidos pelo Global Amphibian Assessment, até princípio do ano de 2008, estima-se que:
Cerca de um terço (32%) das espécies de anfíbios encontram-se em perigo de extinção, representando cerca de 2002 espécies.
Mais de 159 espécies de anfíbios podem estar extintas.
Pelo menos 42% de todas as espécies de anfíbios apresentam um contínuo declínio nas suas populações, indicando que o número de espécies ameaçadas provavelmente irá aumentar no futuro.
O maior número de espécies ameaçadas está nos países da América Latina, como a Colômbia (214), México (211) e Equador (171). No entanto, os níveis mais altos de espécies ameaçadas encontram-se no Caribe, onde mais de 80% dos anfíbios estão em perigo de extinção, nomeadamente na República Dominicana, Cuba e Jamaica, alcançando um pico de 92% no Haiti.
Porque os anfíbios estão em extinção no Brasil? Quais são os principais responsáveis por esse fenômeno?
Cerca de 30% das espécies do grupo de sapos, rãs e pererecas sofrem ameaça de extinção, já tendo sido extintas 35 dessas espécies. Por apresentarem pele fina e permeável e, na maioria dos casos, fase larval que vive em ambiente aquático, esses animais são muito