Relat Rio Terapia Familiar Sistemica
Em entrevista com F., no dia 29 de Setembro de 2014, psicóloga e terapeuta familiar sistêmica, esta contou um pouco sobre sua trajetória dentro da psicologia e um pouco sobre a área na qual atua. Também relatou um caso trabalhado dentro de uma instituição e sua posterior intervenção. O curso de formação em Terapia Sistêmica de Casal e Família tem duração de três anos e na instituição há atendimentos gratuitos para a população. Acontece também, uma vez por mês, um Fórum gratuito para discussão dos temas relacionados à área.
F. formou-se em 2005 pela Universidade Cruzeiro do Sul, e diz ter saído da graduação com muitos questionamentos. Desde que saiu da Universidade começou a trabalhar com famílias e posteriormente decidiu fazer sua especialização nesta área. Trabalhou no programa “Ação Família” do governo, tendo como foco famílias em situações de vulnerabilidade social, participou do projeto “Meu Guri” durante quatro anos em uma comunidade com grupos de família, realizando prevenção ao acolhimento institucional, respaldada pela teoria Winnicottiana, além de ter atuado dois anos em um abrigo, trabalhando para que as famílias pudessem continuar cultivando os vínculos com seus filhos.
Com relação a sua linha teórica, explicou que o pensamento sistêmico concebe o todo como sendo maior que a soma de suas partes. Faz alusão ao corpo humano, onde se uma parte não funciona, os demais sistemas são afetados. Explana que quando um membro da família adoece, todos adoecem juntos, só que um carrega a doença com maior intensidade.
Relatou que na visão desta abordagem, a pessoa nunca é vista sozinha, seus problemas são entendidos sempre direcionados aos seus vínculos e às relações que estabelece no mundo e assim atende o todo, diz. O indivíduo então é visto como filho, neto, pai ou mãe e assim por diante. Comenta que mesmo que faça um atendimento individual, visualiza uma multidão. Sobre as técnicas utilizadas, F. expõe que o psicodrama é frequentemente utilizado