Anemias
Anemia Falciforme: Este tipo de anemia é genética e causa a destruição das células vermelhas do sangue e gera sintomas como icterícia, inchaço nas mãos e nos pés, dor em todo o corpo e deve ser tratada com uma boa alimentação, transfusão de sangue e por vezes, penicilina.
Anemia Ferropriva: Este tipo de anemia é causada pela baixo consumo de alimentos ricos em ferro ou hemorragias, e é identificada num simples hemograma, seu tratamento consiste na boa alimentação e na suplementação de ferro.
Anemia Perniciosa: A anemia perniciosa é causada pela deficiência de vitamina B12 no organismo, e gera além dos sintomas típicos da anemia, neuropatia e diminuição da concentração de ácido gástrico no estômago, podendo resultar em graves danos neurológicos, se não houver o tratamento adequado.
Anemia Aplástica: É uma doença auto-imune onde a medula óssea diminui a produção de células sanguíneas. Seu tratamento é feito com transplante de medula óssea e transfusão de sangue, quando não é devidamente tratada pode levar à morte em menos de 1 ano.
Anemia Megaloblástica: A anemia megaloblástica é aquela em que os glóbulos vermelhos são maiores que o normal, há pouca quantidade de glóbulos brancos e de plaquetas. A anemia megaloblástica pode ocorrer quando há deficiência de ácido fólico ou de vitamina B12. Seu tratamento é feito com a toma de vitamina B12 e consumo de alimentos ricos em vitaminas do complexo B.
Anemia Hereditária/Talassemia: são de base genética. Na talassemia ou “anemia do Mediterrâneo”, há desequilíbrio na produção de cadeias beta da hemoglobina, causando a produção deficiente de