Anemia
Anemia é a redução no número de células sanguíneas vermelhas e/ou na taxa de hemoglobina. Isso ocasiona a redução da habilidade do sangue transferir oxigênio para os tecidos. A hemoglobina (proteína que carrega oxigênio nas células vermelhas do sangue) tem que estar presente para garantir a oxigenação adequada de todos os tecidos do organismo.
Sinais e sintomas
A anemia pode permanecer não detectada em muitas pessoas e os sintomas podem ser vagos. O mais comum é a sensação de fraqueza ou fadiga. Falta de ar é relatada em casos mais severos. Muitos casos de anemia severa incitam uma resposta compensatória na qual o trabalho cardíaco é bem aumentado levando a palpitações e transpiração; esse processo pode ocasionar falha cardíaca em idosos. Palidez somente é notável em casos de anemia severa, e desta forma não é um sintoma confiável.
Diagnóstico
A única forma de diagnosticar anemia é através de exame de sangue. Geralmente é feita uma contagem completa dos elementos do sangue. Além de mostrar a quantidade de células sanguíneas vermelhas e nível de hemoglobina, a contagem automática também mede o tamanho das células vermelhas, o que é importante para distinguir entre as causas.
Uma vez que anemia pode ter várias causas, podem ser pesquisadas condições clínicas como insuficiência renal, deficiências vitamínicas e hemorragias internas , por exemplo. Pode ser solicitado, entre outros, Pesquisa de Sangue Oculto nas fezes, que em caso positivo levará a solicitação de outros exames como a endoscopia.
Em casos específicos solicita-se testes da medula óssea, que mostram se ela está saudável e fabricando células sanguíneas suficientes, ou não.
Ocasionalmente, outros exames serão solicitados para definir a origem e o tipo da anemia. Dosagem dos níveis de glicose, ferritina, função renal e eletrólitos, pode ser necessário para definir outras causas dos sintomas.
A anemia é classificada pelo tamanho das células vermelhas do sangue; isso é