anemia
O volume total de sangue em um adulto normal corresponde à cerca de cinco litros, contendo os três tipos de células sanguíneas: Hemácias, leucócitos, e, plaquetas. As hemácias (ou eritrócitos ou glóbulos vermelhos) transportam o oxigênio dos pulmões para os tecidos, e, consistem em discos bicôncavos onde existe a hemoglobina (proteína com peso molecular de aproximadamente 68.000) limitada pela membrana plasmática do eritrócito. A hemoglobina compreende aproximadamente 95% da massa do glóbulo vermelho. A produção normal de hemácias (denominada eritropoese) acontece na medula óssea principalmente das vértebras, esterno, e, ossos pélvicos do adulto, enquanto nas crianças, os eritrócitos são produzidos mais nos ossos longos e crânio, sempre necessitando de vários nutrientes como o ferro (para a formação da heme), da cobalamina (ou vitamina B12), do ácido fólico (ambos para a formação do DNA das hemácias na medula óssea), além de outros componentes como o ácido ascórbico (vitamina C). A erritropoese é estimulada pela eritropoetina que consiste em uma glicoproteína (produzida basicamente pelo aparelho justa glomerular do rim), e, a produção da eritropoetina é estimulada pela hipóxia na corrente sanguínea ou hipoxemia.
A anemia consiste em um distúrbio caracterizado com a diminuição do conteúdo da hemoglobina ou do número de hemácias circulantes no sangue.
O termo anemia não significa um diagnóstico, corresponde somente a um sinal objetivo da presença de doença, e, atualmente, com os novos conhecimentos sobre a hemoglobina, a concentração desta é a preferida para a verificação de que existe ou não anemia. Hemácias (eritrócitos) normocrômicas são hemácias com conteúdo hemoglobínico normal. Pelos métodos habituais coram-se de róseo, com zona central clara, correspondente a sua concavidade.
Hemácias hipocrômicas são eritrócitos de tamanho reduzido ou normal, mas, que apresentam-se pálidos ou descorados,