Anemia
(anemia falciforme)
Introdução
Este trabalho tem como objetivo levar vos a conhecer o nosso tema, a Anemia Falciforme (drepanocitose), e levamos a fazer uma pergunta essencial, o que são anemias.
Anemias são doenças caracterizadas pela baixa concentração de hemoglobina no sangue. Podem ser causadas por: hemorragias intensas, pela destruição acelerada das hemácias, pela produção insuficiente de glóbulos vermelhos na medula óssea ou pela produção de glóbulos vermelhos com pouca hemoglobina.
O que é a anemia falciforme?
Fig. 1 – Hemácias
(normais e falciformes). O que é a anemia falciforme?
A Drepanocitose ou também chamada de Anemia de Células Falciformes, caracteriza-se pelo formato dos glóbulos vermelhos que se assemelham a uma foice, provocando grande anemia e graves complicações Esta doença pode ser muito incapacitante, não só pela gravidade da anemia (mas também pelas sequelas que as crises inesperadas e bastante dolorosas provocam.
A Dor é mesmo uma das mais visíveis e graves manifestações da doença pelo que é de grande importância o seu combate desde o primeiro momento em que as crises dolorosas se começam a manifestar.
Por vezes, é necessário fazer transfusões de sangue e, não raramente, tratamento do excesso de ferro no organismo. É uma mutação genética, e a sua origem aconteceu em África, onde a “mãe natureza” fez uma alteração no
DNA aquando tentou proteger os seus “filhos” da malária.
Curiosidade:
A esperança de vida é encurtada em média aos 42-45 anos.
Prognóstico
A drepanocitose não tem cura e o seu prognóstico é muito grave, de tal forma que até há algumas décadas atrás era praticamente fatal, na infância. No entanto, atualmente, existem vários recursos terapêuticos que podem ser utilizados na prevenção ou resolução das complicações como, por exemplo, vacinas e antibióticos para combater as infeções, analgésicos para eliminar a dor, administração de oxigénio durante as crises,