anemia
- A função do sistema respiratório é a de suprir oxigênio para os tecidos e, de remover gás carbônico.
- A cada inspiração, os alvéolos são expandidos, enquanto que, na expiração, o ar é forçado para fora dos alvéolos, até o exterior. Dessa forma, ocorre renovação contínua do ar nos alvéolos, processo que é chamado de ventilação pulmonar.
- Cada alvéolo possui, em suas paredes, rede de capilares. A membrana que separa o ar que está no alvéolo e o sangue nos capilares é tão delgada que o oxigênio pode difundir com grande facilidade, no sentido ar-sangue, enquanto o gás carbônico, com facilidade ainda maior, pode difundir no sentido oposto.
- O papel desempenhado pela estrutura básica do pulmão é o de arear o sangue e de permitir a reposição do oxigênio e a remoção do gás carbônico.
- O objetivo da respiração é o de promover, de forma contínua, o movimento de ar para dentro e para fora dos alvéolos.
Pressões Pulmonares
- Durante a inspiração, a expansão da caixa torácica faz com que a pressão alveolar diminua até cerca de –3 mm Hg – e é essa pressão negativa que puxa o ar para os alvéolos, por meio das vias respiratórias.
- Durante a expiração, ocorrem efeitos exatamente opostos; a compreensão da caixa torácica, em torno dos pulmões, aumenta a pressão alveolar a cerca de +3 mm Hg, o que obviamente, empurra o ar para fora dos alvéolos, até a atmosfera.
- A força máxima dos músculos respiratórios é muito maior do que a que é necessária para a respiração normal em repouso. Isso representa uma imensa capacidade respiratória de reserva, que pode ser mobilizada nos momentos em que é imprescindível a atividade respiratória máxima, como durante o exercício intenso. (lembrar dos volumes de reserva expiratório e inspiratório!!!)
Surfactante nos Alvéolos – Uma substância chamada de agente superfície-ativa, ou simplesmente de surfactante, é secretada para os alvéolos por células epiteliais localizadas nas paredes