REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA NAS INDÚSTRIAS
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA NAS
INDÚSTRIAS
RESUMO
O objetivo principal deste projeto é mostrar a importância do reaproveitamento da água nas indústrias. Como insumo básico de quase todos os processos industriais, mais particularmente aos segmentos industriais hidrointensivos como: o de celulose, metalúrgico, sucroalcooleiro, entre outros, que tornam essas atividades responsáveis pela utilização de 25 % do consumo de água em todo o planeta, além de serem os maiores responsáveis pela poluição dos mananciais, também têm sido vitais para a produção de alimentos, requerendo assim uma maior demanda por esse produto se comparado ao que a indústria utiliza. Essa situação, tem se mostrado preocupante com o crescimento populacional, que por certo, demandará em mais água, em quantidade e qualidade compatíveis. Por outro lado, muitos mananciais utilizados estão cada vez mais poluídos e deteriorados, seja pela falta de controle, ou pela ausência de investimentos em coleta, tratamento e disposição final adequada dos efluentes.
Palavras chave: Água; Indústria; Ausência; Mananciais.
1. Introdução:
1.1
Contexto, temas
A reutilização da água na indústria se mostrou uma prática extremamente vantajosa já que além de reduzir o impacto ao meio ambiente reduz os custos na produção.
Um dos grandes fatores que influenciaram esta mudança foi à outorga para o lançamento de efluentes nos rios que se tornaram cada vez mais caras e restritivas, imposta pela chamada “Lei das Águas” instituída em 1997, lei 9.433, que estabelece mecanismos de cobrança pelo uso da água. Com estas medidas o governo garantiu que as indústrias percebessem as vantagens do reuso da água e implantassem soluções do reuso em sua cadeia produtiva.
1.2
Interesse de pesquisa
Segundo o diretor do Centro Internacional de Referência em Reuso da Água (CIRRA), professor Ivanildo Hespanhol, para abastecer a região metropolitana de São Paulo são
necessários