Anemia Falciforme
Sintomas depressivos em crianças e adolescentes com anemia falciforme
Depressive symptoms in children and adolescents with sickle cell anemia
Felipe José Nascimento Barreto1, Rosana Cipolotti2
RESUMO
Palavras-chave
Anemia falciforme, sintomas depressivos, crianças, adolescentes. Objetivo: Determinar a frequência de sintomas depressivos em crianças e adolescentes com anemia falciforme, bem como caracterizar e associar tal sintomatologia aos dados individuais. Métodos: Realizou-se um estudo transversal com portadores de anemia falciforme dos 7 aos 17 anos, atendidos em um ambulatório de Hematologia Pediátrica, os quais preencheram o Inventário de Depressão Infantil (CDI). Resultados: Foram avaliados
76 pacientes, estabelecendo-se em 13 o ponto de corte. Vinte e seis pacientes (34,2%) apresentavam sintomas sugestivos de depressão. “Não ser tão bom quanto os outros colegas” foi o item mais pontuado, além de ter predominado significativamente naqueles com escore de CDI maior ou igual a 13, assim como as variáveis: ter pais separados ou viúvos e renda familiar mensal menor ou igual a R$ 510,00. O item “preocupação com dores” foi bem pontuado, independentemente da presença de sintomas depressivos (p = 0,1). Conclusão: A depressão em crianças e adolescentes com anemia falciforme ainda é pouco estudada. Os dados obtidos indicam frequência elevada de sintomas depressivos nessa população. Possivelmente, conviver precocemente com a separação dos pais e pertencer a uma família com baixa renda esteja relacionado ao desenvolvimento desses sintomas.
ABSTRACT
Keywords
Sickle cell anemia, depressive symptoms, children, adolescents.
Objective: Determinate prevalence of depressive symptoms in children and adolescents with sickle cell anemia, characterize and associate then with individuals data. Methods:
A transversal study was conducted with people with sickle cell anemia from 7 to 17 years old, followed at a Pediatric