Fichamento
2. Cultura
2.1 Natureza da Cultura
Para os antropólogos, Cultura define-se em geral no “conceito básico e central da sua ciência”.
Todas as sociedades possuem cultura, não há indivídua humano desprovido de cultura, pois a mesma tem significado amplo, transmitidos pelos indivíduos e grupos de uma sociedade.
2.1.1 Conceituação
Para os Antropólogos, não existe uma definição exata, cada um deles usa um conceito. Para alguns, é comportamento aprendido, para outros, abstração do comportamento, já para outros, consiste em idéias. O mais breve conceito foi formulado por Herkovits (1948): “ A parte do ambiente feita pelo homem.”
Para Leslie A. White (1959), há diferença entre comportamento e Cultura, dessa forma, comportamento pertence ao campo da Psicologia e cultura ao campo da Antropologia.
A cultura, pode ser analisada, ao mesmo tempo, sob vários enfoques, como: ideias, crenças, valores, normas, atitudes, entre outros.
2.1.2 Localização da Cultura
Segundo Leslie A. White, as coisas e acontecimentos que constituem a cultura, são classificados em: intra-orgânica, interorgânica e extra- orgânica.
2.1.3 Essência da Cultura
De forma geral, a cultura (para os Antropólogos), consiste em ideias, abstrações e comportamentos.
Ideias, são concepções mentais de coisas concretas ou abstratas, toda variedade de crenças, entre outros.
Abstrações, aquilo que se encontra apenas no domínio das ideias.
Comportamento, modos de agir comuns a grupos humanos ou conjuntos de atitudes e reações dos indivíduos em face do meio social.
Para White, a cultura, consiste portanto, em uma série de coisas reais que podem ser observadas e examinadas num contexto extra-somático. Para ele, há três tipos de símbolos: Ideias, atos evidentes, e objetos materiais, portanto, ele discorda da colocação dos demais.
2.1.4 Classificação da Cultura
A cultura pode ser classificada de diversas maneiras, material ou