Andy
Andy Warhol, pintor, cineasta e dono de uma das casas mais festivas. Liberdade é a palavra que definiria o espaço que Andy vivia. Esse espaço que situado na Rua 47 com Terceira Avenida era um lugar amplo onde Andy fez de sua casa-atelier, sendo ali seu lugar de trabalho, sua moradia e sua diversão. A the Factory, como era chamada pelos inúmeros vistantes era um espaço de apreciação de seus trabalhos, de festas e de liberdade. Ali, a "tribo" de Andy se reunia. Um local destinado a explorar a criatividade.
Perfil do cliente:
Andy buscava um espaço amplo em que pudesse morar e criar suas obras e situado em um centro enconomico decadente, esquecido pela sociedade. Deu-se ai o surgimento desse novo estilo de "morar" o loft.
Caracteristicas da casa de Andy:
Um espaço de 15m x 30m, com janelas ao longo de toda fachada sul, voltado para o YMCA. Era um local prateado, inclusive o teto, decorada por Linich (biógrafo e zelador da Factory).
O porque do nome Factory ?
Factory, pois era grande o volume de produções artisticas no local.
Caracteristicas do espaço:
Baixo preço do aluguel (apropriação), casa-oficina, com uma grande superfície e espaço interno, instalada em um galpão industrial ou em um armazén (geralmente do final do séc XIX), situados num lugar central e economicamente decadente. O loft nada mais é do que um espaço ,dentro de uma estrura de pisos, o modelo tipológico industrial caracteristico do século XIX, geralmente medido pelo número de pórticos estruturais com suporte para a fundição que abarca. oderá ser ocupado individualmente ou coletivamente, em função basicamete economica, mais também dos interesses criativos ou do compromisso social dos seus residentes (sendo assim o loft nova-iorquino).