andy
DIFICULDADES DOS CUIDADORES FAMILIARES NO CUIDAR DE UM IDOSO
DEPENDENTE NO DOMICÍLIO1
Edileuza de Fátima Rosina Nardi*
Lucio Mauro Rocker dos Santos**
Magda Lucia Felix de Oliveira***
Namie Okino Sawada****
RESUMO
As dificuldades enfrentadas pela família nos casos de dependência variam de acordo com a doença, as experiências individuais e os recursos disponíveis. Este estudo objetivou descrever as dificuldades encontradas pelos cuidadores familiares para cuidar de idosos com dependência no domicílio. Consiste de uma pesquisa qualitativa realizada com 19 cuidadores familiares de idosos dependentes, entrevistados em visitas domiciliares por meio de um roteiro semiestruturado, sendo os dados tratados pela análise de conteúdo temática. Os resultados apontaram que cuidar de idosos dependentes, além da necessidade de conciliar diversas tarefas, exige esforço físico, ajuda de outras pessoas e controle emocional. As dificuldades que exigem esforço físico e transporte do idoso foram as mais relatadas. Torna-se importante conhecer as estratégias de apoio que poderão ser utilizadas no enfrentamento da situação de dependência no sentido de contribuir para a melhoria da saúde do cuidador e da qualidade dos cuidados a serem por ele prestados.
Palavras-chave: Família. Cuidadores. Saúde do Idoso. Enfermagem Geriátrica.
INTRODUÇÃO
O aumento da expectativa de vida e a alteração do perfil epidemiológico da população contribuem para o crescente número de pessoas atingidas por doenças crônico-degenerativas.
Como as doenças diagnosticadas no idoso geralmente são crônicas, se não forem devidamente tratadas e acompanhadas ao longo dos anos, tendem a apresentar complicações e sequelas que comprometem a independência e a autonomia(1) do idoso, tornando-o dependente de outra pessoa para atividades básicas ou avançadas da vida diária, e dessa forma ele necessitará de um cuidador.
Apesar de esforços na promoção de um