Andy wharol
Andy Warhol
Introdução
Falar de Andy Warhol é falar de uma arte pós moderna que não pode ser classificada. Trata-se da famosa Pop art, uma arte sem explicação e sem mensagem alguma, tal como o próprio Andy a definiu. Foi um dos primeiros a explorar sua imagem para fins autopromocionais de forma consciente.
OBJETIVO:
Dentre os objetivos deste trabalho, incluem-se:
-Conhecer a vida do artista multimídia Andy Warhol, especialmente sua trajetória de vida; -Conhecer suas obras principais, e -Conhecer sua importância como artista na história.
VIDA E OBRA
Andrew Warhola nasceu em 6 de agosto de 1928,em Pittsburgh, Pensilvânia. Era o quarto filho de Ondrej Warhola e Ulja. O pai de Andy imigrou para os Estados Unidos para evitar ser recrutado pelo exército austro-húngaro. Tinha dois irmãos mais velhos:Jan e Pavol que haviam nascido na Eslováquia.
Durante a infância e a adolescência, Andy praticamente viveu de estudar e frequentar a igreja católica bizantina de São João Crisóstomo, além de passar vários períodos doentes na cama, quando desfrutava de suas leituras de revistas sobre as estrelas do cinema, como Greta Garbo e Shirley Temple.
Sem dinheiro para brinquedos ou outras diversões, colecionar fotografias das atrizes de Hollywood virou um dos passatempos de Andy e já mostrava a obsessão que ele teria com as celebridades pela vida toda.
Com oito anos de idade Andy teve uma febre reumática e o primeiro de três episódios de colapso nervoso que o acometeriam entre os oito e os dez anos de idade. Estudou no liceu de Schenley onde frequentou as aulas de arte, assim como as aulas do Museu Carnegie, instituição sediada perto do liceu.
Nos primeiros anos de