Andragogia
Quando crianças, nossa educação e nossa aprendizagem são feitas pelos nossos pais e professores sendo que somos obrigados a aceitá-las como verdades absolutas e a autoridade de ambos não é questionada.
Na adolescência, isto começa a mudar. Já não se aceita mais tudo que é imposto. Tudo passa a ser questionável. O jovem passa a rebelar-se e há o rompimento do “cordão umbilical”. A autoridade dos pais e mestres já é questionada e, na escola, o aluno quer saber porque deve aprender esta ou aquela matéria.
Na idade adulta, passa-se a ter mais maturidade e independência. Nosso livre arbítrio e nossas crenças passam a ser responsáveis por nossas escolhas. Isto traz ao adulto experiências vivas onde aprende com seus próprios erros e acertos. Tem consciência do que não sabe e o quanto este desconhecimento lhe faz falta.
A Andragogia é a ciência e a arte da educação de adultos, enquanto a Pedagogia é a arte e a ciência da educação de crianças e adolescentes. Ambas formam a base da Antropologia, ou seja, a arte e a ciência de educar permanentemente o ser humano em qualquer período de seu desenvolvimento psicológico em função de sua vida cultural, ecológica e social.