Anchieta
Beato José de Anchieta
Presbítero e Apóstolo do Brasil
Nascimento 19 de Março de 1534 em San Cristóbal de La Laguna, Canárias Espanha
Morte 9 de junho de 1597 (63 anos) em Iriritiba, Brasil colonial Portugal
Veneração por Igreja Católica
Beatificação 22 de junho de 1980, Vaticano por João Paulo II
Festa litúrgica 9 de junho Portal dos Santos
José de Anchieta SJ (San Cristóbal de La Laguna, 19 de março de 1534 — Iriritiba, 9 de junho de 1597) foi um padre jesuíta espanhol, um dos fundadores de São Paulo e declarado beato pelo papa João Paulo II. É cognominado de Apóstolo do Brasil.1
É homenageado dando seu nome à Rodovia Anchieta construída pelo então governador Adhemar Pereira de Barros por onde passava o Caminho do Padre José de Anchieta.
Índice [esconder]
1 Biografia
1.1 Infância
1.2 Juventude
1.3 Atuação no Brasil
2 Obra
3 A beatificação
4 O "Caminho de Anchieta"
5 Referências
6 Ligações externas
Biografia[editar]
Infância[editar]
Nascido na ilha de Tenerife, no arquipélago das Canárias, em 19 de março de 1534, era filho de Juán López de Anchieta, um revolucionário basco que tomou parte na revolta dos Comuneros contra o Imperador Carlos V na Espanha e um grande devoto da Virgem Maria.1 Juán era aparentado dos Loyola, daí o parentesco de Anchieta com o fundador da Companhia de Jesus, Inácio de Loyola.
Sua mãe chamava-se Mência Dias de Clavijo y Llarena,2 natural das Ilhas Canárias, filha de judeus cristãos-novos. O avô materno, Sebastião de Llarena, era um judeu convertido do Reino de Castela.
Dos doze irmãos, além dele abraçaram o sacerdócio Pedro Núñez e Melchior.
Juventude[editar]
Anchieta viveu com a família até aos quatorze anos de idade, quando se mudou para Coimbra, em Portugal, onde foi estudar Filosofia no Real Colégio das Artes e Humanidades, anexo à Universidade de Coimbra. A ascendência judaica foi