Anatonia
FUNDAÇÕES GENERALIDADES Definição Estudos necessários e critérios de projeto Escolha do tipo de fundação Tipos de fundação: Fundações Superficiais Fundações Profundas
Definição: - é a parte de uma estrutura que transmite ao terreno subjacente a carga da obra. - elemento de transição entre a estrutura e o solo. - no sentido mais amplo: elemento estrutural + massa de solo solicitado. Elementos estruturais: - Superestrutura - Subestrutura ou fundação - Infra-estrutura Engenharia de fundação: É a ciência ou parte do conhecimento científico que define os tipos, o posicionamento a as dimensões da fundação.
2
Estudos necessários e critérios de projeto: a) Informações topográficas da área: levantamento planialtimétrico; dados sobre taludes e encostas no terreno; dados sobre erosões. b) Informações geológico-geotecnicas: investigação geotécnica; mapas, fotografias aéreas, artigos sobre experiências anteriores na área. c) Dados da estrutura a construir: tipo e uso que terá a nova obra; sistema estrutural e cálculo das cargas atuantes sobre a fundação (magnitude e direção), níveis de subsolo e poços de elevadores. d) Dados sobre construções vizinhas: tipo de estrutura e fundações; número de pavimentos, carga média por pavimento; desempenho das fundações; existência de subsolo; possíveis conseqüências de escavações e vibrações provocadas pela nova obra. e) Obs.: No caso de pontes: regime do rio para avaliação de possíveis erosões e método construtivo. Ações nas fundações: No exterior: - Cargas vivas: o Cargas operacionais: armazenamento, passagem de veículos, frenagem, etc. o Cargas ambientais: ventos, correntes, etc. - Cargas mortas ou permanentes: peso próprio, empuxo de terras e água. No Brasil: NBR 8681/84 - “Ações e Segurança nas Estruturas” - Ações permanentes: peso próprio da construção e equipamentos fixos, empuxos, esforços devidos a recalques de apoio. - Ações variáveis: ações devidas ao uso da obra, tipicamente.
3
- Ações excepcionais: de