anatonia
Diencéfalo
O diencéfalo é a maior região autônoma do encéfalo que consiste em estruturas vitais como tálamo, hipotálamo, epitálamo e hipófise.
O diencéfalo é a segunda subdivisão do prosencéfalo e está quase totalmente envolvido pelos hemisférios cerebrais do telencéfalo. O terceiro ventrículo é uma cavidade estreita e mediana no interior do diencéfalo. As estruturas mais importantes do diencéfalo são o tálamo, hipotálamo, epitálamo e hipófise.
O tálamo é uma massa ovóide de substância cinzenta que funciona como um centro retransmissor para impulsos sensintivos e responde à dor.
O hipotálamo é um conjunto de núcleos especializados que regulam muitas das atividades viscerais. Também executa funções emocionais e instintivas, e tem um limitado papel regulador sobre a hipófise.
O epitálamo contém a glândula pineal e o plexo coriódeo do reto do terceiro ventrículo.
Meninges
Nas características gerais do encéfalo, o deleicado SNC é protegido por uma caixa óssea- crânio – envolvendo o encéfalo, e a coluna vertebral envolvendo a medula espinhal. Também é protegido por três membranas de tecido conjuntivo chamadas meninges. Individualmente, do externo para o interno, são conhecidas por dura-máter, aracnóide-máter e pia-mater.
A dura-máter craniana consiste em uma camada periosteal externa e uma camada meningeana interna. A dura-máter espinhal é uma camada simples envolvida pelo espaço epidural vascular.
A araconóide-máter é uma meninge em forma de rede que envolve o espaço subaracnóide, que contém líquido cerebrospinal.
A fina pia-máter adere em todo o contorno do SNC.
Líquido Cerebrospinal
O líquido cerebrospinal faz o SNC flutuar e protege de lesões mecânicas. O encéfalo pesa cerca de 1.500 gramas, mas suspenso no LCS seu peso flutuando é de aproximadamente 50 gramas, o que significa que o encéfalo tem uma flutuabilidade muito