DNA e RNA
Processo que precede a divisão celular através do qual são geradas copias idênticas das moléculas de DNA presente na célula-mãe, a seguir herdadas pelas duas células-filhas. Transcrição
O processo de formação do RNAm mensageiro a partir da cadeia-molde de DNA. Este tem como função informar ao RNAt (RNA transportador) a ordem correta dos aminoácidos a serem sintetizados mais tarde em proteínas, através da tradução desse RNA.
O processo é catalisado pela enzima RNA-polimerase. Os fatores de transcrição (auxiliares da RNA-polimerase) são responsáveis por romper as ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas dos dois filamentos de DNA, como um zíper. A RNA-polimerase executa várias funções sem necessidade de outras enzimas, ao contrário da DNA-polimerase, que codifica o genoma inteiro.
Tradução
Em biologia, tradução é o nome dado ao processo biológico no qual a seqüência nucleotídica de uma molécula de mRNA (RNA mensageiro) é utilizada para ordenar a síntese de uma cadeia polipeptídica, cuja seqüência de aminoácidos determinam uma proteína.
Moléculas de RNA operam a tradução reconhecendo as seqüências nucleotídicas do mRNA e correlacionando-as com a seqüência que corresponde a determinados aminoácidos. A molécula que fornece a informação genética a ser traduzida é o RNA mensageiro. Este contém uma seqüência de nucleotídeos que é lida, pelo RNA transportador (que possui uma série de anticódons) de três em três bases. Cada trinca de bases do RNA mensageiro representa um códon e está relacionada a um aminoácido específico. A inserção de aminoácidos na cadeia polipeptídica crescente ocorre na mesma ordem em que os seus respectivos códons aparecem na molécula de RNA mensageiro.
Estrutura do DNA e RNA
O RNA contém o açúcar ribose e o DNA contém o açúcar desoxirribose. Outra diferença entre o DNA e o RNA são suas bases nitrogenadas: no DNA, as bases são citosina, guanina, adenina e timina; no RNA, no lugar da timina,