segurança
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO
A empresa utiliza vários recursos para proteger suas propriedades. Existem dispositivos e equipamentos que visam a sua proteção. Entretanto, eles o protegerão apenas se você quiser. Não há nenhum dispositivo automático para proteção dos olhos. Os óculos e outras proteções têm valor apenas quando você os utiliza a forma como foram projetados para serem usados.
O uso de alguns equipamentos é exigido pelas normas internas, outros tipos são apenas recomendados. O ideal é que você utilize não só os exigidos como também os recomendados. É você quem ganha com isto! Mantenha trancadas as portas dos acidentes que poderiam acontecer com você.
02 DE JANEIRO
PROTEJA SUAS MÃOS
A maioria dos ferimentos ocorridos no trabalho envolvem dedos e mãos. Suas mãos são essenciais para seu trabalho e seu bem estar.
Eis aqui alguns procedimentos sensatos para ajudar a evitar ferimentos com as mãos:
1. Lembre-se que o uso correto de luvas pode prevenir tais acidentes.
2. Não fique com as mãos ou dedos em lugares onde possam ser esmagados ou apertados.
3. Certifique-se de que as proteções para as mãos e dedos e outros dispositivos de segurança nas ferramentas, equipamentos e maquinários estão no lugar e são operantes.
03 DE JANEIRO
CONDIÇÕES INSEGURAS
São falhas ou irregularidades no meio ambiente ou nos locais de trabalho que comprometem a segurança do trabalhador, expondo-o a riscos eminentes de se acidentar.
Entre as condições inseguras podemos citar as máquinas com dispositivos de segurança defeituosos ou desprovidas deles; máquinas ou ferramentas defeituosas; ventilação imprópria ou inadequada; piso defeituoso ou escorregadio; equipamentos de proteção individual inadequados; extintor de incêndio com carga vencida; material espalhado próximo ao local de trabalho; iluminação imprópria; vidros quebrados ou trincados; escadas improvisadas; lâmpadas sem proteção; piso molhado; uso de benjamins; equipamentos geradores de calor