Srta.
O tecido epitelial serve para cobrir o organismo, fazer o revestimento das partes internas e externas do corpo. Existem dois tipos de epitélios:
Epitélio de Revestimento
O epitélio de revestimento funciona como uma membrana isolante que reveste todas as superfícies internas e externas do organismo. As células que compôem a pele (revestimento externo) são bastante grudadas umas às outras, através de estruturas chamadas desmossomos, no qual pequenos filamentos de proteínas presentes nas membranas plasmáticas se enlaçam, dando firmeza às células. Não existem artérias ou capilares sanguíneos nesse epitélio, a oxigenação das células ocorre por difusão com células do tecido conjuntivo. É por isso também, que essa camada de pele não sangra.
Os epitélios de revestimento podem ser classificados de várias maneiras: uniestratificado (simples) e estratificado (ou pluriestratificado), quanto o número de camadas de células que compôem o tecido. Quanto a forma, as divisões são feitas em Pavimentoso, Cúbico e Prismático (Colunar ou Cilíndrico).
O epitélio pavimentoso é formado por células que têm uma forma achatada, formando "pavimentos", que cobrem grandes áreas. O epitélio cúbico é formado por células em forma de cubos, e os Epitélios Prismáticos (ou colunares) têm forma de colunas.
As células pertencentes aos epitélios uniestratificados podem apresentar microvilosidades ou cílios. Essas microvilosidades são formadas por inúmeras pregas na membrana plasmática da célula, e têm como objetivo aumentar área superficial. Estão presentes em células do intestino, por exemplo, para haver uma maior área para absorção de água e nutrientes. Os cílios estão presentes, por exemplo, nas células da traquéia, e servem para remover partículas estranhas, através de movimentos ordenados em uma direção.
Tecido epitelial glandular
Existem dois tipos de células glandulares: as exócrinas e as endócrinas. A diferença entre elas é que a primeira libera sua secreção diretamente