anatomia
O homem depende de seus sentidos e é através deles que entra em contato com os estímulos que o cerca, e a partir das informações e experiências captadas pelos sentidos passa aconstruir suas discriminações elaborar respostas, seus conceitos seus pensamentos, seus conhecimentos e sensações.
É tão importante à função de cada sentido que a ausência de um deles priva o organismo deum conjunto de informações fundamentais causando lacuna na experiência integração e o funcionamento dos demais sentidos.
Para detectarmos modificações do meio ambiente e do nosso próprio corpo,necessitamos de receptores que captam os estímulos, os manda por vez nervo para o sistema Nervoso, para que o córtex cerebral os interprete.
Este trabalho será apresentado à disciplina Fisiologia Humanatendo como objetivo principal caracterizar, conceituar e dar as funções de cada parte do sistema nervoso. 2. SISTEMA NERVOSO
O sistema nervoso ou sistema neural humano, originado a partir doectoderma (um folheto embrionário), é formado por neurônios, células da glia e reduzida quantidade de substâncias intracelulares, atuando diretamente na coordenação funcional dos diferentes órgãos e demaissistemas, armazenando informações, captando sensações e efetuando reações por mecanismos hormonais e motores.
Esse sistema compreende o encéfalo, a medula espinhal, constituindo o sistema nervosocentral (SNC), e os nervos cranianos, nervos espinhais e os gânglios nervosos, constituindo o sistema nervoso periférico, subdividido em: autônomo parassimpático e autônomo simpático.
Noparassimpático, as vias nervosas apresentam gânglios situados longe do sistema nervoso central, partindo do encéfalo ou da região sacral. Enquanto no simpático os gânglios se localizam nas proximidades da medulaespinhal, partindo da região torácica e lombar.
O principal componente desse sistema é a célula neuronal (o neurônio), altamente especializada na recepção e condução de impulsos de