Anatomia
PLASTÍDIOS
Os estudos de filogenia dos eucariontes revelam que as mitocôndrias e os plastídios parecem ser remanescentes de organismos que estabeleceram relações simbióticas com os ancestrais dos eucariontes atuais. Estes estudos demonstram que os plastídios são organelas derivadas de cianobactérias, podem se autoduplicar e possuem genoma próprio.
Os plastídios são classificados de acordo com a presença ou ausência de pigmento. Os plastídios pigmentados consistem de cloroplastos e cromoplastos. Os plastídios não pigmentados ou leucoplastos incluem os amiloplastos e elaioplastos. E há ainda uma forma intermediaria chamada etioplasto.
Todos os plastideos são derivados de corpos muito pequenos denominados proplastideos, que estão presentes nas células do ovulo e nas células dos meristemas apicais.
Cloroplastos
Os cloroplastos são organelas celulares verdes que contém como pigmento principal a clorofila, São encontrados em todas as partes verdes da planta, ocorrendo principalmente nas folhas e no córtex de caules jovens. São delimitados por uma membrana dupla semipermeável dentro da qual está a matriz incolor, estroma, que geralmente contém