anatomia
O sistema nervoso se origina à partir do tubo neural, o qual se divide em: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. O prosencéfalo se divide em: dois telencéfalos e um diencéfalo. O prosencéfalo também dá origem ao olho (S.N.C.). Já o mesencéfalo e o rombencéfalo não crescem muito. Os dois telencéfalos crescem e cobrem o diencéfalo e o mesencéfalo, além de parte do rombencéfalo. Dessa forma, o encéfalo humano é formado, com dobraduras do telencéfalo; essas dobraduras são os giros ou circunvoluções do córtex cerebral.
2. Gênese e transmissão de sinais (SINAPSE):
O neurônio é uma célula excitável capaz de gerar um impulso nervoso que corre rapidamente pelos prolongamentos do neurônio. Quando chega ao final do prolongamento, há a liberação de neurotransmissores que irão excitar outra célula, concluindo assim uma transmissão de sinais, a Sinapse.
3. Macro e microambiente do sistema nervoso:
O cérebro não está colado no crânio, esse espaço é envolvido por três membranas, meninges, as quais contém o líquido encéfalorraquidiano ou licor. Este é responsável pelo amortecimento mecânico, também auxilia na alimentação do sistema nervoso.
4. Divisão do sistema nervoso:
A) Sistema sensorial: partes do sistema nervoso que recebe informações externas e internas. Um dos sistemas sensoriais mais importante é o visual. Os sistemas sensoriais são bastante complexos, entre eles também está o sistema auditivo e olfatório ... e o sistema somestésico, o qual engloba todos os sentidos do ser humano.
B) Sistema motor somático: sistema responsável pela transmissão da atividade motora das pessoas. Cada área do cérebro comanda um movimento das pessoas. Existem seqüências de movimentos que são transmitidas para o sistema motor e após a transmissão do sinal ser feita, o movimento é realizado.
C) Sistema homeostático: o hipotálamo fica na base do cérebro, ele é o comando geral da atividade visceral. O hipotálamo atua pelo sistema nervoso