anatomia
O sistema circulatório é freqüentemente dividido em sistemas cardiovasculares, que consiste no coração, nos vasos sanguíneos e no sangue, e sistema linfático, que consiste em vasos linfáticos, tecidos linfáticos, baço, timo, tonsilas e linfonodos.
O coração é uma bomba hidráulica dupla com quatro câmaras. Sua ação bombeadora cria a pressão necessária para empurrar o sangue dos vasos para o pulmão e para as células do corpo. Em repouso, o coração adulto bombeia aproximadamente 5 litros de sangue por minuto. Leva–se aproximadamente isso para que o sangue circule todo o corpo.
Vasos sanguíneos formam uma rede tubular que permite ao sangue fluir do coração para todas as células. Artérias levam o sangue que se afasta do coração, enquanto as veias retornam o sangue ao coração.
Artérias se ramificam extensamente para forma uma rede de vasos progressivamente menores. Estas são chamadas de arteríolas. Reciprocamente, veias de tamanho microscópico são chamam de vênulas que passam sangue para veias progressivamente maiores.
O sangue passa do sistema arterial ao sistema venoso através de capilares que são os vasos sangüíneos mais finos e mais numerosos. Todas as trocas de líquido, nutrientes, resíduos entre o sangue e as células dos tecidos ocorrem através das paredes capilares assim eles são considerados as unidades funcionais básicas do sistema circulatório.
Alguns líquidos retornam diretamente aos capilares e outros entram nos vasos linfáticos, localizados nos tecidos conjuntivos em torno dos vasos sangüíneos. O liquido dos vasos linfáticos é chamado linfa. Este liquido retorna ao sangue venoso, em determinados locais. Linfonodos, posicionados no caminho, limpam o linfa antes de retorno ao sangue venoso.