anatomia
A velocidade e o controle do movimento dos indivíduos e sua agilidade dependem parcialmente dos genes herdados dos pais. O comprimento e espessura dos ossos e a elasticidade dos ligamentos das articulações são em grande parte determinados antes do nascimento, mas o exercício regular pode fortalecer os músculos e aumentar a habilidade no movimento.
As características dos músculos
Os músculos diferem quanto ao tamanho, à forma e à função.
Quanto ao tamanho, há músculos grandes (como os da coxa e do braço) e pequenos (como os do rosto).
Quanto à forma, os músculos variam de acordo com sua localização e função. Os músculos dos olhos são orbiculares (redondos e circulares). Os músculos do crânio são planos. Os músculos do braço são fusiformes.
A função dos músculos é produzir movimento. Qualquer movimento do corpo – mesmo involuntário – depende de algum músculo. Por isso, se os ossos têm a função de sustentar nosso corpo, os músculos fazem com que ele se movimente. Os músculos se contraem e se relaxam para gerar movimentos. Há vários tipos. Extensores: abrem uma articulação. Flexores: fecham. Adutores: puxam uma parte do corpo para dentro. Abdutores: empurram para fora. Elevadores: levantam uma parte do corpo. Depressores: abaixam.
Tipos de músculos
Dependendo do trabalho que realizam os músculos podem ser, basicamente, de dois tipos: músculo voluntário, estriado ou esquelético e músculo involuntário, liso ou autônomo. Apesar de o músculo do coração não estar sob nosso controle direto, é classificado separadamente como músculo cardíaco.
Todos os tipos de músculos são influenciados por fatores psicológicos. A maioria das pessoas já sentiu como o nervosismo pode fazer as mãos e as pernas tremerem e o coração bater mais rápido. Pode haver também a necessidade de correr para o banheiro quando os tratos digestivo e urinário se esvaziam mais rápido do que deveriam,