Serviço social
Assistência Social é um direito de saúde e educação
Eu me formei em Serviço Social em 2010. Trabalho em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que faz parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A assistência social é um direito, assim como a saúde e a educação. Atendo famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social, que trazem questões como violência doméstica e desemprego. Presto orientações e realizo encaminhamentos para fortalecer a consciência das pessoas como cidadãos e os vínculos familiares e comunitários. No CRAS, trabalhamos em equipe multiprofissional, para planejar ações e analisar indicadores sociais, e em rede com outras políticas, programas e instituições. Renato de Oliveira Teixeira, 29 anos, de São Paulo (SP)
O serviço social é uma disciplina das ciências sociais cujo objeto de intervenção são as expressões multifacetadas da questão e do problema social. Dispõe do contributo de diversas ciências afins sociologia, psicologia, economia, ciência política,antropologia, direito, ética, estatística. O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.
O Assistente Social, bacharel em Serviço Social é um profissional qualificado com competências de nível superior que, privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
Como campos de atuação profissional podem ser citados: equipamentos da rede de serviços sociais e urbanos das organizações