anatomia
2- Quando possuímos uma articulação entre dois ossos de nomes iguais, usamos a palavra "INTER" mais o nome do osso, para especificar a nomenclatura correta para tal articulação.
3-Articulações fibrosas: formada por tecido conjuntivo fibroso, existem tres tipos: As suturas que são encontradas somente entre o ossos do cranio.
Sindesmoses os ossos estão unidos por uma faixa de tecido fibroso longo, formando ou um ligamento interosseo ou uma menbrana interóssea.
Gonfoses é a articulação específica entre os dentes e seus receptáculos, os alvéolos dentarios.
Articulações cartilaginosas: os tecidos que se interpõe é a cartilagem, quando a cartilagem é hialina temos as sincondroses, que são articulações temporárias, com a cartilagem sendo substituída por osso com o passar do tempo (isso ocorre em ossos longos e entre alguns ossos do crânio). As articulações entre as dez primeiras costelas e as cartilagens costais são sincondroses permanentes.
Sinfeses:
As superfícies articulares dos ossos unidos por sínfises estão cobertas por uma camada de cartilagem hialina. Entre os ossos da articulação, há um disco fibrocartilaginoso, sendo essa a característica da sínfise. Esses discos por serem compressíveis permitem que a sínfise absorva impactos. A articulação entre os ossos púbicos e a articulação entre os corpos vertebrais são exemplos de sínfises. Durante o desenvolvimento as duas metades da mandíbula estão unidas por uma sínfise mediana, mas essa articulação torna-se completamente ossificada na idade adulta.
Articulações sinoviais: Possui grande amplitude de movimento sendo classificada com diartrose. Na articulação sinovial, as superfícies articulares dos ossos são protegidas por uma cartilagem fibrosa