Comunicação
Identificar as ideias principais de um texto e condensá-las.
Resumir significa condensar um texto, mantendo suas ideias principais. Características do resumo: l A ordem das ideias e a sequência dos fatos não devem ser modificadas. l As opiniões e os pontos de vista do autor devem ser respeitados, sem acréscimo de qualquer comentário (salvo se o resumo for crítico) de quem elabora o resumo. l Exige-se fidelidade ao texto, mas para mantê-la não é necessário copiar trechos do original; ao contrário, deve-se empregar o estilo pessoal. l Se o texto a ser resumido for um artigo, um capítulo curto, ou mesmo um parágrafo, usa-se a técnica de sublinhar, que servirá de base para a redação do resumo. l Nos textos bem estruturados, cada parágrafo contém uma só ideia principal, porém, alguns autores são repetitivos e, nesses casos, tais parágrafos deverão ser reduzidos a um apenas. l No resumo de textos mais longos ou de livros, deve-se buscar a síntese do assunto através da análise das partes do texto. O exame do índice ou do sumário poderá auxiliar na percepção do conjunto e das partes da obra.
Tipos de resumo:
A. Resumo indicativo ou descritivo: Faz referência apenas às partes principais do texto.
Descreve a natureza da obra e seus objetivos. Utiliza frases curtas e, quanto à extensão, não deve ultrapassar 15 ou 20 linhas. Não dispensa a leitura integral do texto original.
Exemplo:
Revista de Administração Contemporânea
Print version ISSN 1415-6555
Rev. adm. contemp. vol.2 no.3 Curitiba Sept./Dec. 1998
Sistemas de Informação no Brasil: uma análise dos artigos científicos dos anos 90
Norberto Hoppen
RESUMO: Este artigo apresenta uma avaliação do estado da arte da área de conhecimento de
Sistemas de Informação, no Brasil, a partir da análise de 163 artigos publicados entre janeiro de
1990 e setembro de 1997, em revistas científicas de Administração. Para tanto, analisaram-se os temas abordados nos artigos, as estratégias e as metodologias de