caracteristicas gerais sobre o estudo da inteligência
Paradigmas- de acordo Kuhn apud Carrilho (1979) são conjuntos de modelos teóricos, métodos de pesquisa, direções a respeito de que problemas estudar e de como abordá-los;
De modo geral esses paradigmas foram comumente divididos em três categorias: no modelo psicométrico, modelo desenvolvimentalista e cognitivista.
“ A inteligência é entendida como um conjunto de habilidades gerais presentes em todas as atividades mentais especificadas que se relacionam com a tarefa particular considerada”.
É um dos modelos científicos que estuda a inteligência com base nas orientações empiristas, tendo a mensuração (é um recurso próprio da observação).
Mensuração- é uma técnica que através de instrumentos especializados (teste de inteligências) pode-se quantificar a flutuação de magnitudes do fenômeno.
O cérebro de Albert Einstein, um dos homens mais brilhantes do século XX e, talvez, da história da humanidade, segue como objeto de investigação da ciência, que busca compreender melhor os mecanismos da sua inteligência.
Esta obsessão pelo cérebro do cientista começou assim que ele morreu, em 18 de abril de 1955, nos Estados Unidos. O órgão foi conservado, seccionado e fotografado. Depois de anos de estudos, pesquisadores da Universidade Normal do Leste da China afirmam ter encontrado o segredo da sua inteligência: os hemisférios do seu cérebro estavam extraordinariamente bem conectados, algo considerado fora do comum.O corpo caloso do cérebro (formado por fibras nervosas que unem os lados) era maior do que o normal. De acordo com o estudo, publicado pela revista de neurologia "Brain", a conclusão foi obtida pela comparação do cérebro do pesquisador com o de outros 67 homens e destros (15 tinham em torno de 70 anos e os outros 52 estavam na faixa dos 20). Sem levar a idade em consideração, o corpo caloso do cérebro de