keisinosm
1772 palavras
8 páginas
Módulo B – Aula 3 ( Keynesianismo e Sistema de Regulação)Material de Apoio
Keynesianismo e o sistema de regulação
Texto de apresentação de conceitos básicos organizado por Erika Andréa Bütikofer e Vera Lucia Ciamponi
Quais são os conceitos básicos para compreendermos a Escola Neoclássica e as idéias de Keynes que muitos de vocês já devem ter ouvido falar?
Organizamos pequenos textos que, esperamos, nos ajudem a decifrar este período.
Escola Neoclássica
A Escola Neoclássica1 ou escola marginalista foi uma escola de pensamento econômico que teve maior ênfase em 1870 e no contexto da Primeira Guerra Mundial. Entre muitos nomes representantes deste pensamento, um de destaque é o Alfred Marshall de Cambridge.
O principal conceito dessa Escola foi o de que o mecanismo de concorrência era o grande fator regulador da atividade econômica. Esse pensamento entende o mercado equilibrado na relação entre produção e consumo. Tal noção elabora um conceito em que a realidade não sofre crises econômicas e se vive numa concorrência perfeita.
Depois da “grande depressão” que aconteceu entre 1929-1933, esses princípios perderam validade.
Keynes detectou falhas nos argumentos levantados por tais pensadores da Escola Neoclássica. Ele saiu da análise meramente da micro economia e introduziu parâmetros que viabilizassem observar a economia num ambiente macro.
A teoria econômica elaborada por Keynes sobre o desemprego
John Maynard Keynes (1883-1946), foi um economista de formação. Estudou e lecionou na Universidade de Cambridge, Reino Unido e uma de suas grandes obras, A Teoria Geral, foi escrita nos anos 1930, cujo contexto econômico é conhecido como o “momento da grande depressão”.
A relevância desta obra está relacionada à posição inovadora e contrária ao liberalismo econômico. Até então, considerava-se que a economia de mercado oferecia “naturalmente” seu equilíbrio, que estabelecia uma situação em que os sujeitos desejassem trabalhar por uma