Anatomia- nervos
Título: Nervos cranianos
Assinatura:
Sumário
Ao longo deste trabalho foram descritos os 12 nervos cranianos, dando primeiro uma noção geral sobre os mesmos e a sua ordem e inserção o encéfalo.
Foram descritos os 12 nervos cranianos desde o nervo olfatório responsável pelo sentido do olfato o nervo óptico responsável pelo sentido da visão sendo estes dois sensoriais, de seguida o nervo oculomotor que inerva quatro dos seis músculos que movem o globo ocular e o músculo levantador da pálpebra superior. O nervo troclear que inerva uns dos seis músculos oculares responsáveis pelo movimento do globo ocular assim como o nervo oculomotor. O trigémeo que enerva músculos da mastigação, um dos músculos do ouvido médio, um dos palatinos, e dois da garganta. O facial que controla todos os músculos da expressão facial, um pequeno músculo do ouvido médio e dois músculos da garganta. O vago que como o facial é motor, sensorial e parassimpático, e inerva a maioria dos músculos do palato mole, faringe e laringe. O nervo abducente inerva o músculo reto lateral. O glossofaríngeo tal como o nervo facial,, é motor e parassimpático e têm gânglios sensitivos e parassimpáticos. É motor para um músculo da faringe e dá inervação parassimpática para as glândulas salivares parótidas. O acessório e o hipoglosso.
ÍNDICE
Índice de Imagens
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade aprofundar o conhecimento sobre os nervos cranianos, dando especial enfase ao nervo trigémeo uma vez que este tem especial importância na nossa área de estudo e mais tarde de trabalho.
Neste trabalho estão abordados os 12 nervos cranianos sendo que o nervo trigémeo foi aprofundado enquanto os restantes apenas contem uma noção geral acerca dos mesmos. Também recorri a algumas noções fisiológicas para compreender melhor as suas especificidades e importância.
Para