Estudos de Caso
Gabriela Osana Asdorian RA: SP952244
Nathália Mayumi Inatomi RA: SP950980
ESTUDO DE CASO 2
São Paulo
2014
Estudo de caso 2
O paciente, AGM, sexo masculino, 57 anos, mecânico, procurou o posto de saúde com a queixa: “tenho dificuldade de digestão. Sinto a barriga inchada, e não consigo comer toda a comida do almoço. Tenho muitos arrotos, fico enjoado e as vezes tenho azia. Esses sintomas pioram quando como comida gordurosa. Não consigo trabalhar direito pelo desconforto que sinto com os arrotos e a barriga inchada. Sou hipertenso e tomo Amlodipina pela manhã e à noite.”
A equipe de saúde decidiu utilizar terapia integrativas para minimizar os sintomas apresentados.
QUESTÕES
1. Transforme os termos utilizados pelo paciente em uma terminologia mais técnica. Por exemplo, arroto = eructação. Dificuldade de digestão = dispepsia ; Barriga inchada = desconforto abdominal; comida = alimento; enjoado = naúseas
2. De acordo com os sintomas relatados, qual distúrbio que o paciente apresenta? Gastrite; dispepsia.
3. Qual a causa do distúrbio? Bactéria Helicobacter pylori, já que o paciente apresenta os mesmos sintomas despertados pela bactéria quando no estomâgo.
4. Qual é o tratamento para aliviar os sintomas apresentados? Para combater a bactéria e/ou crise de gastrite, um inibidor da bomba de prótons (Omeprazol, Pantoprazol ou Lanzoprazol) mais dois antibióticos, como Claritromicina e Amoxacilina ou Claritromicina e Metronidazol e também antiácidos.
5. Em relação ao uso de plantas medicinais, quais plantas podem ser usadas para esse caso? Qual deve ser a posologia? Parte usada? Há interações medicamentosas? Nome: Espinheira-santa (Maytenus ilicifolia) Parte usada: folhas. Indicação: estudos realizados na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) demonstraram que a planta também é capaz de incrementar a