Anatomia Funcional
ANATOMIA FUNCIONAL
Anatomia Funcional é um livro que procura descrever as estruturas anatômicas com base no conhecimento da função dos elementos constituintes dessas estruturas, com enfoque na geração do movimento humano, permitindo o entendimento e as implicações funcionais decorrentes do processo de adaptação dessas estruturas ao exercício físico.
A temática é tratada com larga abrangência e amplitude disciplinar no plano conceitual, no domínio do conhecimento específico, e explora aspectos decorrentes de estratégias e intervenções em aulas de Educação Física, programas de treinamento físico, bem como aplicações, utilizando-se da importância da avaliação para o controle do desempenho funcional.
As diversidades culturais são fatores que levam profissionais de cada instituição a apresentar perfis específicos, não só nas áreas de atuação, mas também nos métodos de trabalho. Tudo isso reflete de diferentes formas de tratar com os alunos ou atletas com os quais os profissionais de Educação Física estão envolvidos. Isso ocorre, em parte, em razão a uma heterogeneidade no conteúdo sistematicamente apresentados nos currículos de tais faculdades.
A Anatomia Funcional teve suas origens ainda na Grécia antiga, quando muitos Filósofos procuravam entender a sua própria existência a partir da contemplação, da observação sistemática e da análise crítica da natureza. A Anatomia Funcional, apesar de ser um tema antigo, apresentou um grande avanço quando as áreas da Cinesiologia e Biomecânica se desenvolveram e passaram a utilizar novas tecnologias e métodos para descrever o movimento humano. Estes permitiram uma nova abordagem dos aspectos estruturais e funcionais do músculo esquelético.
O estudo das estruturas do corpo humano é um tema atraente desde a antiguidade. Desde então, a literatura reporta-se às primeiras descrições anatômicas baseadas na dissecação de animais. Naquela época, a cultura sofria com a falta de aulas práticas, o que acabava por