ANATOMIA FUNCIONAL PROC
Anatomia Funcional de
Células Procarióticas e
Eucarióticas
Apesar de sua complexidade e variedade, todas as células vivas podem ser classificadas em dois grupos, procarióticas e eucarióticas, com base em certas características funcionais e estruturais.
Em geral, os procariotos são estruturalmente mais simples e menores que os eucariotos. O DNA
(material genético) dos procariotos é arranjado em um cromossomo simples e circular, não sendo circundado por uma membrana; o DNA dos eucariotos é encontrado em cromossomos múltiplos em um núcleo circundado por uma membrana. Procariotos não possuem organelas revestidas por membranas, as quais são estruturas celulares especializadas que possuem funções específicas. Diferenças adicionais são discutidas brevemente.
Plantas e animais são inteiramente compostos de células eucarióticas. No mundo microbiano, as bactérias e as arquibactérias são procariotos. Outros micro-organismos celulares – fungos (leveduras e bolores), protozoários e algas – são eucariotos. Os humanos exploram as diferenças entre bactérias (procariotos) e células humanas (eucariotos) para se proteger de doenças. Por exemplo, certas drogas matam ou inibem bactérias sem causar dano às células humanas, e moléculas químicas nas superfícies das bactérias estimulam o corpo a montar a resposta defensiva para eliminá-las.
Os vírus, como elementos acelulares, não se encaixam em qualquer classificação organizacional das células vivas. Eles são partículas genéticas que se replicam, mas são incapazes de promover as atividades químicas usuais das células vivas. Os vírus serão discutidos no Capítulo 13. Neste capítulo, vamos nos concentrar em células procarióticas e eucarióticas.
P &R
SOB O MICROSCÓPIO
Staphylococcus aureus destruindo um fagócito.
A bactéria S. aureus produz a toxina leucocidina, que destrói as células brancas do hospedeiro.
A penicilina foi chamada de “droga miraculosa” por não danificar as células humanas. Qual a razão de não causar dano?
Procure pela