Fichamento 02
Indicado para os estudantes da área de Humanas, especialmente as Ciências Sociais e útil também como base introdutória à Sociologia para os alunos de nível médio e superior.
José Albertino Rodrigues publicou vários artigos e livros cujos em sua maioria demonstra como seus temas prediletos o movimento sindical e as condições de vida da massa trabalhadora.
Émile Durkheim é considerado o pai da sociologia moderna, foi criador da Escola de Sociologia Francesa e autor de livros considerados clássicos, dentre os quais foram extraídos textos para compor esta obra.
Durkheim priorizava o social em suas explicações sobre a realidade humana e por isso torna essencial a utilização deste livro como base introdutória aos trabalhos de Durhkeim.
Divido essencialmente em três partes: Introdução feita por José Albertino Rodrigues, os textos extraídos das principais obras de Durkheim que foram organizados em três tópicos: Objeto e Método, Divisão do Trabalho e Suicídio, Religião e Conhecimento
Durkheim destaca a importância de compreender as divisões da sociologia, objetivar os fatos sociais utilizando métodos para diferenciar os julgamentos de valor e julgamentos de realidade e conclui analisando a função da divisão de trabalho enfatizando que, essa divisão não apenas aumenta o rendimento das funções divididas, mas as torna solidárias, permitindo que através dela torne possível a existência das sociedades. Tal solidariedade não se refere diretamente ao altruísmo, mas à empatia que é necessária para a criação e manutenção de uma sociedade.
Com a Divisão de Trabalho e Suicídio, a solidariedade e o suicídio são destaques sendo analisado se a falta do primeiro ocasiona o segundo e se isto se dá de acordo com a proporção inversa à integração do indivíduo na sociedade - seja religiosa, doméstica ou