02 FICHAMENTO LE DUC
QUEM É LE DUC?
- Conflito semântico (noção conhecida X o que é restauração)
Le Duc inicia seu texto indicando que existem diferenças entre o que é conhecido como restauração e o que realmente esse termo significa.
- Definição de restauração
Visto que nenhum povo anteriormente teve essa postura, é um conceito moderno que, na pratica, significa reestabelecer um edifício em seu estado completo, ainda que esse estado ainda não tenha existido. – Subentende um conhecimento técnico e teórico do determinado estilo do bem a ser restaurado, já que permite esse intervencionismo futuro em pontos não acabados/ concluídos. Subentende um estudo atento dos estilos às últimas consequências.
- “Intervenções” em edifícios anteriores no tempo
Le Duc mostra, através de exemplos reais, diferentes formas de intervenção e posturas (reedificações; restituições; mutilação) em relação aos bens (edifícios erguidos no passado) em cada tempo, todas como conceitos diferentes de restauração.
Ásia – edifício sofria ação do tempo + substituição ao lado
Roma – restituição; reedificação
Templo Sol – reconstrução segundo o momento em que a intervenção ocorreu
Associação do conceito de restauração aos períodos de civilização nas sociedades (respeito)
- Perigos das “Intervenções” – tanto as respeitosas quanto as não respeitosas.
Existe perigo tanto na restauração como reprodução do estado primitivo, quanto em se substituir por formas posteriores, sem compromisso com o que teria sido.
- TRABALHO RETROSPECTIVO - A relação ente o presente e o passado (constituição da história, ideia da biblioteca)
O nosso tempo volta seus olhos ao passado, estudando-o a fim de entende-lo e classifica-lo. Coordenação do passado seguindo certas leis.
Le Duc mostra a postura dos europeus em relação a seu passado. Eles voltam-se a ele para lidar com questões futuras, trazendo a ideia de biblioteca.
Trabalho retrospectivo, se estuda o passado a fim de elaborar uma postura para futuras questões.
Ele defende